SETOR

Por dia, bilhões de reais circulam pelas ruas e estradas do Brasil com o auxílio de 4.500 veículos especialmente desenvolvidos para efetuar o transporte de valores. Em um ano o valor pode chegar a impressionantes 7 bilhões de reais. Grande parte deste numerário está nas competentes mãos dos membros da Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABTV), que fazem uso de tecnologia de ponta para exercer sua função e garantir a continuidade da operação monetária mais importante do país.

 

Investimento em tecnologia

A blindagem é a primeira linha da defesa e, portanto, o recurso mais importante para as empresas do setor. Todos os carros especiais utilizados pelos nossos associados utilizam o mais alto nível de proteção permitida em território nacional. Os carros-fortes também passaram a utilizar espuma de poliuretano. O sistema se constitui por cilindros que injetam o composto no cofre do caminhão. Seu endurecimento rápido cria um bloco resistente, que impede acesso ao dinheiro.

 

As equipes responsáveis pelo monitoramento da operação também fazem uso de sistemas avançados de comunicação criptografados, o que impede a compreensão das mensagens caso sejam interceptadas por terceiros. Rádios em diversas frequências, serviços de telefonia que utilizam a rede 4G e sistemas de alarme garantem o diálogo entre veículos em movimento, bases, clientes e autoridades de forma rápida e extremamente eficaz.

 

As bases operacionais são inspecionadas constantemente pelas autoridades. Além de blindagem no maior nível permitido, passaram a receber equipamentos de neblina artificial. Em caso de tentativa de invasão, os aparelhos expelem uma névoa que diminui a visibilidade em quase 100%. Isso garante que os agentes de segurança tenham tempo para acionar as autoridades, com tempo de resposta inferior a 30 minutos.

 

A FORÇA DE NOSSOS ASSOCIADOS

Investimento de mais de R$ 400 milhões nos últimos 5 anos

Aquisição de uma frota de 4.500 veículos blindados

 

Empregos que movimentam a economia

Além de garantir a saúde financeira de instituições bancárias, caixas eletrônicos, ATMs e operações de comércio do país, a área de transporte de valores também é responsável por empregar 80 mil pessoas diretamente em todo o Brasil. Desse total, 80 mil colaboradores seriam responsáveis pela segurança de bases, veículos e pontos de entrega, enquanto 15 mil estariam encarregados de dar suporte às operações a partir de escritórios regionais.

 

Para ingressar na carreira é necessário um investimento inicial em cursos específicos de treinamento. Todos os vigilantes são rigorosamente testados por seus instrutores obedecendo o conjunto de regras estabelecidas de acordo pela portaria Nº 3.233/2012 e demais leis nacionais. A reciclagem dos profissionais é realizada constantemente, com cursos de direção evasiva, especialização técnica, operacional e comportamental.

 

Para efeito de comparação, de acordo com um estudo publicado pelo IBGE em 2013, o Brasil tem cerca de 450 mil policiais militares em serviço, enquanto que o número de policiais civis ativos é pouco maior que 120 mil. E estima-se que o setor de segurança empregue cerca de 700 mil pessoas no país, entre vigilantes, motoristas, executivos, administradores e responsáveis por serviços diversos.

55 11 3856-0057

administracao@abtvalores.com.br

Al. Santos 455 15º andar conjs. 1503 a 1508

Cerqueira César - CEP 01419-000 - São Paulo/SP

Web365